Ergonomia

Vamos ler mais algumas dicas ...



Ergonomia em casa, visa o real conforto no amplo sentido de habitar! 
indispensável é manter olhar atento à segurança, e maior funcionalidade de cada “posto de trabalho” no lar, exemplos: 

Na cozinha: fogão tradicional ou cooktop, esse último excelente opção para cadeirantes por não ter nada na parte inferior. Já as pias, bancadas devem ser de material asséptico! Os armários com altura e puxadores adequados e sem canto vivo! E, lógico boa ventilação e iluminação específica para cada um desses setores de cocção e cada uma das etapas. 
Bancadas de cozinhas, das maravilhosas cozinhas planejadas, nessas cozinhas propostas pelas próprias lojas dispomos de algumas boas opções, as fábricas pesquisaram muito para desenvolver altura padrão no intuito de acertar com a maioria dos usuários... 



Na área de serviço: tanque de roupa,maquina de lavar e secar, tábua de passar tudo tem sequencia correta de serviço e atenção aos espaços de apoio para baldes nas laterais de tanque e máquina. de lavar! Outro item , as vezes esquecido é o local com cabides e prateleira sob rodas para colocar as roupas passadas e condução até os locais de guarda.




Na sala de jantar: mesa com cadeiras e altura do lustre, e se houver buffet que não impeça circulação funcional no entorno da mesa, quando as cadeiras forem afastadas.













No Home Office: as mesas de estudo com iluminação dirigida, mesas adequadas para computador, estantes e prateleiras tem limite na altura da última prateleira! 



No Banheiro: cuba e tampos de material adequado e altura ideal ao usuário, vaso sanitário com espaço suficiente não só para se sentar obviamente, mas acesso fácil ao papel higiênico. E, ainda no banheiro, considerando que é o campeão em índices de acidentes dos portadores de necessidades especiais, temos o antigo bidê e, ou ducha higiênica...aliás ducha é muito mais recomendável que o antigo bidê . 
Atenção a qualidade e especificação do vidro do boxe, desnível de piso, ou mesmo especificação inadequada de piso para área molhada, assim como material e instalação adequada da banheira, ofurô e etc. 




Em ergonomia esses são alguns exemplos considerados postos de trabalho na residência. 

E, como posto de trabalho recomenda-se pensar seriamente nas necessidades especiais bem como medidas, idade, sexo dos clientes... ou eles viverão em seu interior com a sensação da “casa dos três ursinhos”. 



No layout do Home Theater, leia as orientações do fabricante dos equipamentos quanto a distância ideal da tela da sua TV, luminosidade do ambiente, reverberação do som por falta de tratamento acústico... caso contrário terá prejudicada toda a intenção do projeto. 



Os diversos assentos como sofás, puffs, futtons e poltronas e sua relação com os equipamentos de TV e Som. Importante: Altura dos assentos X altura da tela! 
A visão da tela, por melhor que seja a tecnologia fica comprometida pela falta de distância ou excesso. Isso também é ergonomia, o necessário conforto visual!
Fonte: fórum da construção

MAIS VISITADAS !!