Bibliotecas em casa: algumas ideias


Biblioteca Pública na cidade de  kansas, EUA


Hoje temos que conviver com espaços bem reduzidos, nas grandes cidades. Devido a isso, para se ter uma biblioteca em casa, não é necessário ter uma grande sala com muitas prateleiras.



Seu  cantinho  de leitura pode ser adaptado em cômodos menores ou em espaços ociosos como vãos e mezaninos. Nos Estados Unidos existe, já há muitos anos, existe o conceito de "Garage Room", transformando a garagem do imóvel em bar, sala de ginástica, e porque não em biblioteca !!???



O projeto deve ter itens básicos como: estantes bem estruturadas, prateleiras, podem ser nichos dispostos de forma simétrica ou assimétrica para dar um ar despojado, uma poltrona confortável, luminária para leitura e outra para iluminação geral. 



Se preferir podem se optar por nichos iluminados, arandelas além da luminária de iluminação direta, enfim tudo para trazer conforto associado ao prazer de uma boa leitura.





Cuidado com iluminação muito forte diretamente para não prejudicar a vista. Materiais muito lisos podem refletir a luz e também ofuscar a vista.





As prateleiras de madeira, fechadas com vidro e compartimento inferior para guardar documentos são as mais tradicionais e clássicas o restante da decoração deve acompanhar: poltronas ou chaises no mesmo estilo. 






Tapetes ou carpetes e as cortinas, se possível no mesmo tom para manter a sobriedade. Por exemplo: carpete ou tapete em tons de bege, cortinas em tons de marrom e estantes em madeira clara. 




Luminária de chão e arandelas nas laterais. De preferência cores neutras. Apenas uma ideia... 



Para um design contemporâneo as prateleiras podem se presas a um  painel de madeira. 



Para prateleiras fiquem atentos ao peso dos livros, compre prateleiras fortes e o apoio ( mão francesa) ou a fixação na parede interna à prateleira, também devem ser fortes, devido ao peso de alguns livros. Peque pelo excesso calcule o peso, pelos livros mais pesados. 



Armários e estantes devem ser arejados. As estantes fechadas, devem ser abertas,  as portas para a ventilação.



Em muitos casos o morador opta por transformar o quarto de empregada em um canto de estudo, a boa opção são os  arquivos de aço ou alumínio anodizado, existem em várias cores, o branco fica muito bom.



Se os livros ficarem em locais mais afastados, como os  porões cuidado com a umidade e ventilação inadequada.  





Os  livros menores sempre no sentido vertical. Os livros maiores podem ficar dispostos horizontalmente criando um apelo visual como se fosse uma pirâmide, os maiores embaixo e menores encima.



Use cortinas ou persianas para proteger as estantes e livros. Cuidado com o sol e lâmpadas fluorescentes.




MAIS VISITADAS !!