DECORA INTERI DICA DO MÊS

Materiais e Acabamentos 1: Rejunte

Vamos iniciar uma série de posts que trarão dicas para construir ou reformar.  Muitos fatores influenciam na hora de construir ou...

Jardins Verticais Externos

Como montar um jardim vertical


Os jardins verticais são uma tendência e vieram para ficar já há algum tempinho. Desde os mais simples aos mais elaborados, são a certeza de natureza dentro de casa, se internos e um complemento ao paisagismo e valorização do imóvel quando externos.


A diferença  dos jardins verticais internos para os externos, são as plantas utilizadas: de pleno, meia-sombra ou de sombra. Observe as faces do dia em que haverá maior incidência, ou se será o dia todo. A irrigação e drenagem devem ser baseadas nessas informações.

O tipo de drenagem e irrigação, esta última pode ser feita por gotejamento. Um detalhe muito importante é a escolha do material a ser utilizado: vasos de barro, garrafas PET, blocos de concreto, vasos de fibra natural.





Os vasos são a alternativa mais simples e podem ser pintados em cores bem diferentes e chamativas, formando um jardim descontraído, podem ser feitas estampas diferentes com pincel, diferenciando as plantas ou colocar o nome das plantinhas no vaso. Pintar o muro em cores que contrastam com os vasinhos também é uma alternativa para criar um ambiente alegre e bem informal.





Fazer um mix de cores nas folhagens fica muito bom e quebra a monotonia, escolha espécies de cores claras e escuras, como na foro acima.
Cuide para que a iluminação seja apropriada para este fim e não danifique as plantas.


Plantas para jardins verticais externos com sol pleno: não use plantas com grandes raízes e grande necessidade de irrigação, podem ser: jiboia, hera -inglesa, lambari-roxo, bom para criar um contraste suave no jardim. Russélia, aspargo, este bom para dar volume ao jardim e a trapoeraba-roxa e barba-de-serpente. 




Os vasos no jardim complementam o paisagismo, a iluminação destaca as plantas.


Os painéis em madeira são os aliados no paisagismo podem ser em diferentes tons de acordo com o projeto paisagístico.


Plantas para jardins verticais externos a meia-sombra: evite as plantas com grandes raízes ou excesso dessas. Prefira plantas que não necessitam de manutenção constante: jiboia, aspargo, antúrio, chifre-de-veado, singônio, barba-serpente todas essas para lugares semi-sombreados como um pequeno espaço, varanda, próximo à piscina. Essas plantas são garantia de pouca manutenção.





MAIS VISITADAS !!