Jardinagem para Iniciantes


Para aqueles que estão iniciando na jardinagem,  este hobby é simplesmente maravilhoso e gratificante.

Porém,  existem algumas dicas extremamente importantes a serem seguidas para se obter sucesso nessa nova empreitada.

As plantas passam por períodos de dormência em que só crescem raízes , não florescem as plantas. A paciência e o conhecimento da espécie que irá ser cultivada são dois fatores importantíssimos. 

 Os principais requisitos para um desenvolvimento saudável de suas plantas são:  luz, nutrição e água. Qualquer deficiência em um dos três elementos, pode trazer transtornos e seu jardim começar a dar sinais que algo não vai bem.

As ferramentas necessárias para começar a mexer em seu jardim são: a garra (mini rastelo com 3 garras), as pazinhas, um corta-relva, terra fértil comprada pronta,  tesouras de jardim, tesouras de podar, um ancinho mangueira e aspersores.



Elementos necessários 

1) Luz

Na hora de  escolher o local,  saiba quais as condições: meia sombra, sombra, sol pleno,  o dia todo, a espécie escolhida deve ser compatível com a luminosidade do espaço;

2) Água

Nunca se deve encharcar o solo, a dica serve também para os dias quentes e períodos de estiagem. Ao encharcar a terra à  noite as raízes apodrecerão.

A dica é  verificar se a planta escolhida é de sol ou sombra. E verificar o solo, para não cometer erros no início, espere o solo secar para regá-lo novamente. 



3) Nutrição / Adubação do Solo

Adubação Orgânica

O solo rico em matéria orgânica é o indicado para qualquer tipo de plantas, são indicados para o enriquecimento do solo pois não são muito ricos em nitrogênio que pode danificar as raízes e folhas, porem é necessário certa quantia de nitrogênio. São eles esterco (gado, frango) curtido, húmus, torta de mamona, farinha de osso. 

Adubação Química

Os NPK  comprados em lojas de jardinagem são eficientes e você deve seguir as informações que veem na embalagem, e aplicá-lo distante das raízes para não prejudicar a planta.


Cuidado: 
Pragas e doenças: algumas pragas podem chegar em seu jardim, pelas suas mãos: não traga planta estranha para seu jardim, estas poderão trazer pulgões e outras pragas.

MAIS VISITADAS !!