DECORA INTERI DICA DO MÊS

Materiais e Acabamentos 1: Rejunte

Vamos iniciar uma série de posts que trarão dicas para construir ou reformar.  Muitos fatores influenciam na hora de construir ou...

Jardinagem para Iniciantes


Para aqueles que estão iniciando na jardinagem,  este hobby é simplesmente maravilhoso e gratificante.

Porém,  existem algumas dicas extremamente importantes a serem seguidas para se obter sucesso nessa nova empreitada.

As plantas passam por períodos de dormência em que só crescem raízes , não florescem as plantas. A paciência e o conhecimento da espécie que irá ser cultivada são dois fatores importantíssimos. 

 Os principais requisitos para um desenvolvimento saudável de suas plantas são:  luz, nutrição e água. Qualquer deficiência em um dos três elementos, pode trazer transtornos e seu jardim começar a dar sinais que algo não vai bem.

As ferramentas necessárias para começar a mexer em seu jardim são: a garra (mini rastelo com 3 garras), as pazinhas, um corta-relva, terra fértil comprada pronta,  tesouras de jardim, tesouras de podar, um ancinho mangueira e aspersores.



Elementos necessários 

1) Luz

Na hora de  escolher o local,  saiba quais as condições: meia sombra, sombra, sol pleno,  o dia todo, a espécie escolhida deve ser compatível com a luminosidade do espaço;

2) Água

Nunca se deve encharcar o solo, a dica serve também para os dias quentes e períodos de estiagem. Ao encharcar a terra à  noite as raízes apodrecerão.

A dica é  verificar se a planta escolhida é de sol ou sombra. E verificar o solo, para não cometer erros no início, espere o solo secar para regá-lo novamente. 



3) Nutrição / Adubação do Solo

Adubação Orgânica

O solo rico em matéria orgânica é o indicado para qualquer tipo de plantas, são indicados para o enriquecimento do solo pois não são muito ricos em nitrogênio que pode danificar as raízes e folhas, porem é necessário certa quantia de nitrogênio. São eles esterco (gado, frango) curtido, húmus, torta de mamona, farinha de osso. 

Adubação Química

Os NPK  comprados em lojas de jardinagem são eficientes e você deve seguir as informações que veem na embalagem, e aplicá-lo distante das raízes para não prejudicar a planta.


Cuidado: 
Pragas e doenças: algumas pragas podem chegar em seu jardim, pelas suas mãos: não traga planta estranha para seu jardim, estas poderão trazer pulgões e outras pragas.

MAIS VISITADAS !!