Orquidário: vamos montar um ??


Quiosque de orquídeas



As orquídeas vem sendo reduzidas, cada vez mais, em grandes quantidades, pela multiplicação de mudas, e com isso o preço vem caindo a tornando-se mais acessível a todos.


Montar um orquidário em casa é saudável, esteticamente maravilhoso e de certa forma, de fácil cultivo. Desde que não se coloque as plantas o sol e que tenha muita ventilação.
Alguns lugares para se cultivar as orquídeas. Um ponto muito importante é a presença de uma bancada de apoio para o cuidado com as plantas.
-----------------------------------------------------------------------------------------



Varandas, Quintais e Terraços

Vasos próprios para orquídeas podem ser colocados verticalmente na varanda ou terraço,do apartamento, fixados na parede ou com prateleiras suspensas. Algumas estantes em pátina, ou qualquer outro material fica ótimi, além de acomodar todos seus vasinhos. Existem estantes próprias para orquídeas. 





Nos quintais, até mesmo os menores, pode-se aproveitar todos os espaços: paredes com vasos pendurados, prateleiras ou cavaletes improvisados com tábuas que poderão ser pintadas ou envernizadas. Coloque uns pedriscos brancos para dar um destaque, bancos ou mesinhas feitas de troncos, use painéis de bambu para decorar. 


Sempre fazendo sombra para as belas orquídeas. Pode ser com telhas coloridas, sombrite, palhas o outros materiais. 
-----------------------------------------------------------------------------------------



Pergolado ou Caramanchão

Um excelente lugar, pois não bate sol diretamente sobre as flores. Se este não for o caso, o ideal é instalar um sombrite. Os vasos podem ficar suspensos e também nas colunas. Algumas epífitas podem ficar amarradas com estagno.
Coloque mesinhas de canto, em estilo rústico ficarão lindas, com vasos de orquídeas decorando.


Em shoppings gardens são vendidas várias espécies que variam bastante de preço, geralmente encontram-se as mais comuns Cattleya. Muito bom, pois nestes shoppings já compram-se todos os materiais e produtos para orquídeas.



-----------------------------------------------------------------------------------------

Dentro de Casa: 



Em casas ou apartamentos maiores, existem algumas áreas ociosas em que se pode colocar alguns vasinhos sem os respectivos furos laterais para evitar vazamentos sobre os móveis.
As orquídeas podem ficar em um local bem iluminado e longe dos raios diretos de sol. Aliás o contato com o vidro quente também prejudica a planta. Encontre um local onde você possa colocar uma prateleira com vários vasos ou pendurá-las de forma que componham a decoração. Se em sua janela não bater sol direto, este é o lugar, em um canto ou em outro para não dificultar a abertura e fechamento desta, e a circulação. Prateleiras posicionadas em  L  são muito versáteis.

Vintage e Retrô: "estilos modernos"


Surgem novas tendências sempre, na decoração e na moda. A mistura de estilos vem surpreendendo e inovando, quebrando a monbotonia e o óbvio.O estilo rústico combinado com o  contemporâneo uns detalhes de retrô e vintage. 








Para sabermos a diferença vamos a algumas informações: os estilos vintage e retrô abrangem o universo da moda das passarelas e do design.

O estilo vintage resgata os elementos e características das décadas de 20 à 60. Clássico e antigo.









Suas peças são caras por trazerem toda uma história. Na decoração vintage, os objetos, acessórios, , cristais, luminárias, eletrodomésticos, telefones,  quadros, gravuras, são todos originais desta fase, portanto, encontrados em antiquários ou feiras de objetos antigos a preços bem elevados, dependendo da peça. 




As cores fortes e as estampas fazem parte desta decoração


A decoração retrô, os objetos são inspirados no que se usou nas décadas de 70 e 80.  São peças novas, fabricadas nos dias de hoje,  inspiradas nas mais antigas. 








Para compormos uma decoração retrô ou vintage, com tais características descritas acima,  devemos nos atentar para os mínimos detalhes, como gravuras, cortinas, cadeiras, bancos, geladeiras e fogões. 








Esses dois últimos são muito requisitados como é o caso das geladeiras SMEG, anos 50,coloridas. Outros são os modelos de móveis e armários.


















Biombos para decorar o jardim



Os biombos no paisagismo também são versáteis e muito charmosos. Com muitas opções de materiais e cores. Cercar o ambiente, pendurar vasos, quadros. 




Combine com cascos de  árvore, tijolos aparentes.


Combinados à tijolos de demolição




Podem ser colocados juntos a grandes vasos, trepadeiras ou lindas bordaduras . Bancos de jardim ajudam a compor a combinação. 




Um biombo simplesmente usado em combinação com deques no canto de um jardim é o suficiente para encher de charme seu jardim. 




Biombos de bambu, sustentáveis.








Biombos para decorar: salas e quartos



Biombos são o maior coringa na decoração de interiores, complementam a decoração e dão um toque de elegância independente do estilo: rústico, moderno, romântico etc.




Eles são versáteis e podem ser utilizados como divisórias de ambientes, cabeceiras de cama, um  trocador de roupa no quarto, cobrir uma janela indesejada, fazer um cantinho de leitura, apenas colocá-lo em uma parede  já faz uma graça no ambiente !!!



Nos halls de entrada junto a um aparador com um lindo vaso de orquídeas;
Os biombos podem ser espelhados, de madeira, acrílico e outros materiais. 






Biombos no quarto: muito usados como cabeceiras de cama



Como uma peça decorativa no quarto


Como uma divisória: quebrar a iluminação ou como um trocador de roupa


Chiquérrimo,  no mesmo estilo da decoração do quarto.













MAIS VISITADAS !!