Design de Interiores.

Características do Design de Interiores



As características no design de Interiores são baseadas em : cores, texturas ou linhas retas e curvas. Cuidado para não confundir a característica do ambiente com o seu estilo. 

Antes de montar a característica do ambiente a ser decorado, preste atenção com relação  a alguns detalhes:

1) Se estivermos falando de um ambiente feminino: as linhas são curvas, ou seja, balções, mesas ou escrivaninhas,  tampos são em forma sinuosa. As cores são claras e as texturas lisas.

2) Se estivermos falando de ambiente masculino: as linhas são retas, ou seja, balcões, tampos, mesas ou escrivaninhas, centros de interesse ( como uma cabeceira de cama), em formato reto ou diagonal. As cores são escuras e texturas ásperas.




2) Se estivermos falando de um ambiente requintado: as linhas são retas, tanto as  verticais quanto às horizontais, curvas, se for feminino, cores sóbrias, quentes ou neutras, texturas lisas. Se for masculino as linhas são sempre retas.




3)Se estivermos falando de uma ambiente moderno: o equilíbrio, ou seja , a disposição dos objetos no ambiente, é assimétrico. As texturas são lisas e s cores são mais fortes, nem que for apenas em detalhes. Predomina o metal na decoração, compensando,assim, a assimetria e destacando alguns detalhes mais importantes dos móveis .




O que é , então, equilíbrio assimétrico ??


Primeiro falemos do equilíbrio simétrico: imaginemos um eixo imaginário que divide o ambiente  a ser analisado, em duas partes iguais: lado direito e esquerdo. Este equilíbrio é formal , clássico. Os móveis são colocados em mesma proporção em quantidades ou em posições iguais.




No equilíbrio assimétrico: forma mais dinâmica de organizar os objetos. O eixo continua a existir, porém os móveis, objetos ou centros de interesse (vigas, pilares etc.) são organizados de forma mais aleatória.

Os estilos não podem ser confundidos com as características, pois os estilos estão relacionados com o momento histórico, influenciando diretamente no mobiliário. Como exemplos:




O Estilo Barroco (1643-1715), na França, representado por Luiz XIV período em que foram erguidos Versailles e o Louvre.  Exemplo: cadeira Luiz XIV

O estilo Rococó (1725 - 1763)  também de origem francesa, estilo Luiz XV, na França e a influência feminina da Madame de Pompadour, na França, a favorita de Luiz XV.  D. João, no Brasil, e  Chippendale, na Inglaterra. Exemplo: pé Cabriolet das cadeiras, influência de Chippendale, desenhista do rei George II.

O estilo Neoclássscio (1744-1793): representado por Luiz XVI .Exemplo: Cadeiras estilo Luiz XVI.

MAIS VISITADAS !!